O governador de São Paulo e candidato à reeleição, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que Fernando Haddad foi o “melhor ministro da Fazenda do Paraguai”. A declaração foi feita em referência ao volume de investimentos brasileiros que migraram para o país vizinho durante o período em que Haddad esteve à frente do Ministério da Fazenda no governo Lula.
A provocação tem endereço duplo. Além de atacar o desempenho econômico da gestão federal petista, Tarcísio mirou diretamente um adversário no plano estadual: Haddad também disputa o Palácio dos Bandeirantes em 2026, tornando a eleição ao governo de São Paulo um confronto direto entre os dois.
O raciocínio de Tarcísio é político, mas tem base em dados concretos. Nos últimos anos, o Paraguai se consolidou como destino preferencial de empresas brasileiras em busca de carga tributária mais baixa, regulação mais enxuta e custos operacionais menores. A diferença de pressão fiscal entre os dois países, ampliada pela política tributária adotada pela equipe econômica de Lula, foi apontada por setores empresariais como um dos fatores que aceleraram essa migração.
A disputa pelo governo paulista entre Tarcísio e Haddad deve ser uma das mais acirradas de 2026. São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, com peso decisivo no resultado nacional, e o confronto entre os dois projetos políticos, o conservador de Tarcísio e o petista de Haddad, torna o estado um campo de batalha central para a definição do equilíbrio de forças no país após outubro.






